Professor Robson Vilar

Plano de Aula para o Projeto “Meu Verdadeiro Eu”

0 Comments

No contexto educacional atual, a expressão da identidade individual e a compreensão da diversidade são essenciais para o desenvolvimento social e emocional dos alunos. O projeto “Meu Verdadeiro Eu” é uma atividade interdisciplinar que permite aos alunos explorar e expressar sua identidade interna e externa através da arte. Este plano de aula é destinado a professores que desejam implementar este projeto inovador em suas salas de aula.

Objetivos

  • Promover a autoexploração: Incentivar os alunos a refletir sobre suas próprias identidades internas e externas.
  • Desenvolver habilidades artísticas: Usar o auto-retrato como meio de expressão pessoal.
  • Fomentar a inclusão e o respeito pela diversidade: Criar um ambiente de aceitação e compreensão das diversas identidades na sala de aula.

Materiais Necessários

  • Papel de tamanho A3 para os auto-retratos
  • Tintas, pincéis e lápis de cor
  • Espelhos
  • Materiais de colagem (revistas, tecidos, botões, etc.)
  • Câmera para documentar o processo e os trabalhos finais

Plano de Aula

Etapa 1: Exploração da Identidade Externa (1 aula)

  1. Discussão Inicial: Converse sobre o conceito de identidade e como ela pode ser percebida externamente através de características físicas.
  2. Atividade Prática: Cada aluno recebe um espelho e materiais para desenhar seu próprio rosto. Eles devem criar uma paleta de cores que represente seu tom de pele real.

Etapa 2: Representando a Identidade Interna (2 aulas)

  1. Reflexão Individual: Os alunos listam aspectos de suas identidades que sentem que os representam internamente (hobbies, sonhos, qualidades, desafios).
  2. Atividade de Colagem: Usando os materiais de colagem, os alunos preenchem o interior de seus retratos com imagens e palavras que representam seus traços internos.

Etapa 3: Montagem e Exposição dos Painéis (1 aula)

  1. Montagem dos Painéis: Cada aluno monta seu retrato em um painel que pode ser aberto para revelar a identidade interna.
  2. Exposição: Organize uma exposição na escola onde outros alunos e professores possam ver e discutir os trabalhos, promovendo um diálogo sobre identidade e diversidade.

Etapa 4: Reflexão e Discussão (1 aula)

  1. Discussão em Grupo: Refletir sobre o processo e o que aprenderam sobre si mesmos e seus colegas.
  2. Feedback: Os alunos podem expressar seus sentimentos sobre o projeto e sugerir melhorias.

Conclusão

O projeto “Meu Verdadeiro Eu” não apenas enriquece a experiência educacional, mas também fortalece laços comunitários, promovendo um ambiente escolar mais inclusivo e empático. Ao permitir que os alunos expressem suas identidades de maneira criativa, eles ganham autoconfiança e respeito pela diversidade das narrativas pessoais de cada um.

Precisando de materiais para o planejamento das suas aulas de Projeto de Vida?

👉 Clique aqui para acessar o material


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *