Professor Robson Vilar

Plano de Aula: Introdução ao Movimento

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No começo do ano acadêmico, acolhemos novos alunos no primeiro ano do Ensino Médio, momento em que temos o desafio de promover o primeiro encontro formal desses estudantes com a disciplina de Física, usualmente iniciando pelo tema da Cinemática. Acredito que, antes de mergulharmos nos estudos do Movimento Retilíneo Uniforme (MRU), é crucial oferecer uma explanação teórica sobre os conceitos de movimento e repouso, inspirando-nos nos estudos de Galileu, porém adiando a introdução de formalismos matemáticos.

Reconheço que nosso tempo é limitado e, frequentemente, somos impelidos a avançar rapidamente para as fórmulas e equações do movimento. Contudo, baseado em minha trajetória como educador, constatei que iniciar o curso com essa abordagem mais cautelosa facilita uma maior receptividade dos estudantes nas aulas subsequentes. Isso porque evitamos a vinculação imediata do conteúdo à Matemática, uma associação que, como bem sabemos, pode gerar resistências significativas entre os alunos.

Competência Específica (BNCC)

1. Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.

Habilidade (BNCC)

(EM13CNT101) Analisar e representar, com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos, as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida em todas as suas formas.

1º Momento

Analise a imagem a seguir e avalie as afirmações como verdadeiras ou falsas. Atividade individual, as respostas devem ser escritas no caderno. (10min)

Pode ser proveitoso, ao introduzirmos os conceitos básicos da Física, começar esclarecendo que, dentro dessa ciência, o estado de repouso é interpretado como a ausência de movimento. Para ilustrar esse ponto de forma dinâmica e envolvente, está incluso na apresentação (slides da aula podem ser baixados no link abaixo) um GIF animado que exemplifica essa condição de estar parado. Esta abordagem visual busca facilitar o entendimento inicial dos alunos sobre o conceito, antes de prosseguirmos para explicações mais complexas.

  1. O ônibus está em movimento.
  2. O ônibus está em movimento em relação ao prédio.
  3. O semáforo está em repouso em relação à pessoa na janela do prédio.
  4. O passageiro está em movimento.
  5. O motorista está em repouso em relação ao passageiro.
  6. O passageiro está em repouso em relação ao motorista.
  7. O passageiro está em movimento em relação à estrada.
  8. O prédio está em movimento em relação ao ônibus.

Gabarito:

  1. Indeterminado, pois depende do referencial.
  2. verdadeiro.
  3. verdadeiro.
  4. Indeterminado, pois depende do referencial.
  5. verdadeiro.
  6. verdadeiro.
  7. verdadeiro.
  8. verdadeiro.

2º Momento

Formem trios e debatam sobre cada uma das afirmações. Vocês devem chegar em um consenso sobre cada resposta. (15min)

O objetivo dessa abordagem é fomentar a reflexão crítica e o debate entre os alunos. Essa dinâmica geralmente gera discussões ricas, permitindo que a aula se estenda por mais tempo que o previsto no planejamento, variando conforme a dinâmica e o engajamento da turma. No entanto, considero que uma duração de 15 minutos seja o suficiente para esse momento inicial. É importante permitir que a conversa flua naturalmente, sem interferências diretas ou fornecimento de respostas por parte do professor. Essa estratégia nos oferece uma excelente oportunidade para avaliar o conhecimento prévio dos estudantes sobre os conceitos de movimento, estabelecendo um diagnóstico valioso para o planejamento das aulas subsequentes.

3º Momento

Discussão com a turma – cada grupo deve falar suas respostas para os demais. (10~15min)

Existem múltiplas estratégias para enriquecer o debate sobre movimento e repouso entre os estudantes. Uma abordagem é permitir que a discussão se desenvolva livremente, sem intervenções, focando na observação do intercâmbio de ideias. Alternativamente, podemos estimular a reflexão e o questionamento por meio de perguntas que desafiem a intuição dos alunos, como:

– “Como pode um objeto ou pessoa estar simultaneamente em movimento e em repouso?”
– “É possível que um prédio esteja em movimento?”
– “Quando observamos de dentro de um ônibus, percebemos o prédio se afastando. Como isso é possível se ele está fixo ao solo?”
– “E o Sol, não é a Terra que orbita ao redor dele? Por que, então, observamos o Sol mover-se ao longo do dia?”

Essas questões propõem uma reflexão sobre conceitos aparentemente simples, incentivando os alunos a reconsiderar suas noções prévias e promovendo um entendimento mais complexo da realidade física. Tais indagações estimulam o pensamento crítico e a curiosidade, aspectos fundamentais para o aprendizado efetivo em Física.

4º Momento

Síntese das ideias e exposição dos conceitos científicos (10~15min)

Entendendo o Movimento na Física

Na Física, o conceito de movimento é entendido como relativo, não absoluto. Isso quer dizer que, para determinarmos se um objeto está em movimento ou em repouso, precisamos definir um ponto de referência. Embora, no dia a dia, tendamos a considerar a Terra como um referencial absoluto para discernir se algo está se movendo ou não, na verdade, no âmbito dos estudos físicos, não existe tal coisa como um referencial privilegiado; todos os pontos de referência são válidos para a análise do movimento.

vídeo de um saco de areia caindo em um barco em movimento

Uma maneira de ilustrar essa ideia é imaginar-se em um veículo em movimento retilíneo uniforme. Ao lançar um objeto verticalmente para cima dentro desse veículo, o observará cair de volta ao mesmo ponto de partida, assim como ocorreria se o experimento fosse realizado em repouso.

Consideremos agora a observação de movimento a partir de diferentes referenciais: uma pessoa observando da janela de um prédio pode considerar um passageiro de um ônibus em movimento, enquanto, para o motorista do ônibus, o mesmo passageiro estaria em repouso. Ambas as percepções são igualmente válidas. De forma análoga, o passageiro do ônibus percebe a pessoa na janela e o prédio movendo-se, usando o ônibus como seu referencial.

Na física clássica, embora o movimento seja visto como relativo, o tempo e o espaço são tratados como absolutos. Isso implica que, independentemente do referencial, as dimensões dos objetos e a duração do tempo são percebidas como constantes – por exemplo, um segundo ou um metro terão as mesmas medidas em qualquer referencial. Essa constância, contudo, aplica-se somente a velocidades significativamente inferiores à da luz. Quando abordamos velocidades comparáveis à da luz, entramos no território da Física Moderna, onde tempo e espaço podem variar conforme o referencial. Embora nosso foco este ano seja na Física Clássica, é crucial reconhecer que a Física é um campo vasto e em constante evolução, marcado por novas descobertas que expandem nosso entendimento do universo.

5º Momento

Escrever o que você entendeu sobre “movimento”. Questões norteadoras: O que é movimento? O que é repouso? O que é referencial? O que significa o movimento ser relativo? (~10min)

Se houver tempo disponível durante a aula, sugere-se propor a seguinte atividade de escrita para ser realizada pelos alunos. Caso o tempo seja insuficiente, esta atividade pode ser designada como tarefa de casa, proporcionando uma oportunidade valiosa para os estudantes refletirem e aplicarem os conceitos discutidos.

Baixe aqui os slides desta aula.

Fonte: https://professordefisica.online/

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